O mercado publicitário investiu R$ 3,144 bilhões na TV aberta apenas no primeiro semestre de 2021. Os dados mostram que, mesmo com a pandemia, as emissoras continuam sendo a queridinha da propaganda no Brasil. O levantamento foi divulgado pelo jornalista Maurício Stycer.
Segundo os dados divulgados, a TV aberta ocupa 52,9% da fatia total dos investimentos em publicidade no semestre. Por TV aberta, leia-se canais como Globo, Record, SBT, Band e RedeTV! com suas afiliadas. No levantamento não há divisão de parcela para cada emissora, mas sabe-se que a Globo abocanha cerca de 60% disso.
A internet, em franco crescimento no Brasil, já abocanha parte significativa do mercado. São R$2,071 bilhões em propaganda para sites, canais do YouTube, entre outros. Os dados indicam que a web já pega 28,2% da parcela do mercado neste primeiro semestre.
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Mercado publicitário e outros meios
A pesquisa também mostra que há investimentos em outras áreas. Em crise, o rádio não consegue sequer ficar na terceira posição e foi ultrapassado pela mídia exterior. Isso significa dizer que os empresários preferem divulgar suas marcas em outros países que no rádio brasileiro. Foram R$ 384,91 milhões investidos para publicidade lá fora e R$ 288,229 milhões para as rádios do país.
Em baixa ainda aparecem os jornais impressos, que abocanharam apenas 1,9% do total investido em publicidade. Ou seja, foram R$ 138,278 milhões para este segmento. Logo depois vieram as revistas, com R$ 31,249 milhões. Por último está o Cinema, que praticamente inexistiu por causa da pandemia, mas levantou R$ 18 mlhões.