Merval defende impugnação de candidatura de Bolsonaro… e ataca o PT

Atualizado em 19 de julho de 2022 às 23:57
O jornalista Merval Pereira e Bolsonaro (Imagem: Reprodução – Globo – GloboNews / Montagem – RD1)

 

O colunista Merval Pereira, porta-voz da família Marinho, publicou coluna em O Globo em que afirma textualmente que “a candidatura de Bolsonaro deveria ser impugnada” em razão do evento realizado nessa segunda-feira (18) em que recebeu embaixadores para criticar o sistema eleitoral brasileiro. No mesmo artigo, entretanto, aproveita para criticar o PT e estabelecer a falsa simetria que tanto empolga os entusiastas da 3ª via.

Merval descreve como as ações golpistas de Bolsonaro foram escalando sem qualquer intervenção das instituições e considerando a ausência de punições como sendo “sinal dos tempos”.

Reconhecendo a gravidade da situação, o atual presidente da Academia Brasileira de Letras, afirma que o “o caminho que está abrindo para uma tentativa de golpe e os mecanismos constitucionais não o controlam para impedir uma situação dessa, que é inaceitável” mas conclui seu texto afirmando que a situação de Bolsonaro, nesse momento, se assemelha ao PT.

“É como PT, que disse que Lula foi preso para eleger Bolsonaro. É a mesma situação, de um lado acusar o outro de usar a justiça para prejudicá-lo”, pontua o colunista.

Leia trechos da coluna publicada em O Globo:

A candidatura de Bolsonaro deveria ser impugnada. Recebeu embaixadores no Palácio do Planalto para fazer campanha política. mentiu, distorceu fatos, citou fake News. Os embaixadores devem ter ficado chocados. Nunca se viu na história da diplomacia um presidente da República convocar embaixadores para falar mal de seu próprio país.

(…)

O que aconteceu é muito grave, é o caminho que está abrindo para uma tentativa de golpe e os mecanismos constitucionais não o controlam para impedir uma situação dessa, que é inaceitável. Mas foi criado um ambiente tal, que se o TSE cassar o registro de sua candidatura, vai ficar marcado como perseguindo Bolsonaro para eleger Lula.

É como PT, que disse que Lula foi preso para eleger Bolsonaro. É a mesma situação, de um lado acusar o outro de usar a justiça para prejudicá-lo. É uma situação paradoxal, não tem uma saída, nem uma consequência concreta, nada que impeça Bolsonaro de continuar fazendo essas loucuras.