Micareta de Bolsonaro na Paulista rendeu menos que futebol nas redes

Atualizado em 25 de fevereiro de 2024 às 23:39
Bolsonaro durante ato na Paulista. Foto: Reprodução

Em nenhum momento da manifestação bolsonarista na Avenida Paulista neste domingo (25) o assunto conseguiu alcançar as dez primeiras posições dos assuntos mais pesquisados no Google. Os dados são da plataforma de monitoramento Torabit para o Estadão.

A cada hora, desde a madrugada, os assuntos esportivos, especialmente relacionados ao futebol, dominaram as buscas no país.

Por exemplo, às 14h, horário de início dos atos, os temas mais pesquisados, nessa ordem, eram: Santos, Liverpool, Pouso Alegre x Cruzeiro, Futebol Ao Vivo, Celtics, River Plate, Anderson Silva, Cruzeiro hoje, Payet e Palmeiras.

Por volta das 17h, quando o evento chegou ao fim, o ranking incluía: Santos, Liverpool, Pouso Alegre x Cruzeiro, Al-Shabbab x Al-Nasr, Juventus, Duna, Borussia, Inter de Milão e Jovem Pan.

Durante o período entre meia-noite do dia 24 de fevereiro e 17h40 do dia 25, foram registradas 64.444 menções nas plataformas Facebook, X (antigo Twitter) e Instagram, além de sites e blogs. Ao final do evento, 73,4% das menções citaram Bolsonaro, enquanto 26,6% mencionaram Lula.

Antes do início do evento, o sentimento nas redes era majoritariamente desfavorável a Bolsonaro: 46,2% das menções eram negativas, com usuários criticando o ex-presidente e prevendo sua prisão durante o evento. Naquele momento, apenas 27,5% das menções eram positivas, com apoiadores demonstrando entusiasmo com o tamanho do evento.

Malafaia na manifestação. Foto: Reprodução

Ao término do evento, porém, embora as menções negativas tenham permanecido em 46%, as postagens positivas subiram para 44%. O restante das menções ao evento foram neutras, consistindo principalmente em notícias sem juízo de valor.

Enquanto os apoiadores de Bolsonaro celebravam o evento, os militantes digitais pró-Lula passaram a tarde compartilhando imagens da comemoração da vitória do petista na Paulista em 2022, com a hashtag #ChuvadeLula, que alcançou o primeiro lugar nos assuntos mais comentados na plataforma X.

A hashtag #SemAnistia também foi divulgada pelos adversários de Bolsonaro. No entanto, essas não foram quantificadas no levantamento.

Ao longo do dia do evento, 657 mensagens foram publicadas por deputados federais, sendo 53,32% do PL e 22,88% do PT. Entre os deputados que se manifestaram, 75,29% mostraram-se favoráveis ao evento, enquanto 24,49% foram contrários.

Quanto aos senadores, 55,86% eram do PL, 25,23% do PT e 9,91% do PP. Nesse caso, 77,48% eram favoráveis ao evento e 18,92% eram contrários.

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