A primeira-dama Michelle Bolsonaro é uma das figuras mais influentes no meio evangélico nas redes sociais e tem ajudado na campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) nesse segmento e na neutralização da rejeição ao marido, principalmente entre as mulheres.
A Casa Galileia, organização que promove ações e campanhas sobre os cristãos no Brasil, fez um monitoramento com publicações de influenciadores evangélicos, de fevereiro a agosto. O estudo identificou que Michelle é campeã de engajamento nesse público, não apenas por publicações próprias, mas, principalmente, pelos assuntos impulsionados por seguidores.
Com conta apenas no Instagram, as publicações da primeira-dama superam 150 mil interações na semana. O maior alcance, porém, é reservado aos perfis de pastores e políticos de direita que usam a imagem da esposa do presidente para impulsionar a campanha. As aparições públicas da mulher do presidente se tornam conteúdo para perfis com altos números de engajamento nas redes sociais.
Só entre os dias 15 e 21 de agosto, quando Michelle divulgou o “santinho” da campanha à reeleição de Bolsonaro, ela teve 570.135 interações, ficando em segundo lugar no ranking de publicações mais influentes entre evangélicos, liderado pelo vereador Nikolas Ferreira (PL-MG), candidato a deputado federal.
A primeira-dama também é influente ao declarar apoio à candidatura de Damares para o Senado e ser citada como alguém que a campanha petista “tem que se preocupar mesmo”.
Em sete meses, 18 publicações de Michelle estiveram no ranking dos 20 posts de influenciadores evangélicos com maior engajamento em rede.