Milei está ‘quase passando dos limites’, avalia governo Lula

Atualizado em 4 de julho de 2024 às 8:00
Javier Milei e Lula. Foto: reprodução

Os recentes ataques e a postura do presidente ultradireitista argentino, Javier Milei, têm causado desconforto entre membros do governo brasileiro e irritado o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), conforme informações do Globo.

No Palácio do Planalto, acredita-se que Milei está “quase passando dos limites”. Além de chamar Lula de “corrupto”, o argentino trocou a reunião da Cúpula do Mercosul, no Paraguai, para participar de um fórum internacional de conservadores no Brasil.

Fontes próximas a Lula revelam que ele está bastante contrariado com as atitudes de Milei, mas tem sido aconselhado a não responder às provocações. Assessores do petista afirmam que Milei mente ao chamá-lo de corrupto, omitindo que, após dois anos preso, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou provas consideradas contaminadas.

Milei envia segunda carta a Lula e reforça “centralidade” de relações bilaterais | CNN Brasil
Milei e Lula. Foto: reprodução

Para o Planalto e o Itamaraty, é essencial evitar uma escalada no clima já tenso entre os líderes das duas principais economias do Mercosul. Até agora, o mandatário tem seguido a recomendação de não responder na mesma intensidade às provocações de Milei.

Na semana passada, em entrevista ao portal UOL, Lula exigiu um pedido de desculpas de Milei, afirmando que o presidente argentino disse “muita bobagem”. Milei, no entanto, respondeu que não se desculparia por dizer a verdade e criticou Lula por apoiar o peronista Sergio Massa nas eleições do ano passado.

Vale destacar que Lula não compareceu à posse de Milei na presidência da Argentina, sendo representado pelo ministro Mauro Vieira. A ausência se deu após o chefe do Executivo ter sido insultado por Milei durante a campanha eleitoral, quando foi chamado de “presidiário comunista” e “ladrão”.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link