O presidente da Argentina, Javier Milei, foi acusado de copiar parte de um discurso da série The West Wing para seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas.
De acordo com o jornal argentino Página 12, o economista teria “copiado, palavra por palavra, um monólogo” de Josiah Bartlet, presidente fictício dos Estados Unidos na série exibida entre 1999 e 2006.
“Acreditamos na liberdade de expressão para todos; acreditamos na liberdade de culto para todos; acreditamos na liberdade de comércio para todos e acreditamos em governos limitados, todos eles. E como hoje em dia o que acontece em um país impacta rapidamente em outros, acreditamos que todos os povos devem viver livres da tirania e da opressão, seja na forma de opressão política, escravidão econômica ou fanatismo religioso. Essa ideia fundamental não deve ficar em meras palavras; tem que ser apoiada em fatos, diplomaticamente, econômica e materialmente”, afirmou Milei durante seu discurso na ONU, em 24 de setembro.
No 15º episódio da quarta temporada do seriado, Bartlet disse a seus assessores no Salão Oval da Casa Branca: “Somos a favor da liberdade de expressão em todos os lugares. Somos a favor da liberdade de culto em todos os lugares. Somos a favor da liberdade de aprender… para todos. E como em nosso tempo, você pode construir uma bomba em nosso país e trazê-la para o meu, o que acontecer em nosso país é da minha conta. É por isso que somos a favor da liberdade contra a tirania, em todos os lugares, seja sob o disfarce de opressão política, Toby, ou escravidão econômica, Josh, ou fanatismo religioso, C.J. Essa ideia fundamental não pode ser abordada simplesmente com o nosso apoio. Temos que enfrentá-lo com a nossa força. Diplomática, econômica e materialmente”.
Segundo a mídia argentina, a série criada por Aaron Sorkin é a favorita de Santiago Caputo, consultor de comunicação de Milei. Caputo foi apontado como o responsável pela semelhança entre os discursos.