O Exército Brasileiro finalizou, nesta semana, o Inquérito Policial Militar (IPM) que investigava a elaboração da “Carta ao Comandante do Exército de Oficiais Superiores da Ativa do Exército Brasileiro”, assinada por 37 militares em novembro de 2022. Com informações do UOL e do jornal O Globo.
O documento foi entregue ao então ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), tenente-coronel Mauro Cid.
Em nota oficial, o Exército afirmou que o procedimento indicou “indícios de crime militar”, que envolvem críticas indevidas e incitação à indisciplina. O resultado do inquérito levou ao indiciamento de três militares: o coronel da ativa Anderson Lima de Moura e os coronéis da reserva Carlos Giovani Delevati Pasini e José Otávio Machado Rezo.
A investigação sobre o coronel Alexandre Castilho Bitencourt da Silva, também da ativa, foi suspensa devido à concessão de uma liminar judicial. O indiciamento dos oficiais representa um passo significativo rumo ao julgamento e possíveis condenações, embora ainda não haja definições sobre as punições.
O Exército informou que “o IPM poderá ter desdobramentos”, ressaltando que caberá ao Ministério Público Militar analisar o conteúdo e decidir sobre a eventual denúncia.
A carta foi recebida por Cid em 28 de novembro de 2022, um dia antes de sua publicação. Na ocasião, o comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, interpretou o documento como uma tentativa de pressão para aderir a uma ação considerada golpista.
Em resposta ao episódio, o Exército instaurou uma sindicância e, sob a ordem do atual comandante, general Tomás Paiva, os quatro oficiais envolvidos foram submetidos ao IPM, uma decisão que se baseou na identificação de “indícios de crime”.
Segundo informações da coluna, o ministro da Defesa, José Múcio, tem incentivado as investigações internas, afirmando que isso revelará “os CPFs” dos envolvidos em ações golpistas, contribuindo para a transparência e a desmistificação da instituição militar.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line