Segundo documento publicado na última terça-feira (19), a Fundação Nacional das Artes vetou determinados projetos e alterou o processo de seleção de companhias ou grupos de teatro interessadas em se apresentar naquele espaço. Após a divulgação do documento, o Ministério Público Federal abriu inquérito para investigar suposta censura na fundação.
A Funarte é um órgão ligado à Secretaria da Cultura, a instituição tem sedes e espaços culturais localizados no Rio de Janeiro, em São Paulo e em Minas Gerais. Tem como missão fomentar e incentivar a produção das artes no país.
Com isso, a fundação, deve, em dez dias, prestar informações sobre os dois episódios. São eles o convite público que selecionou apresentações teatrais e musicais no espaço entre janeiro e março de 2022, além dos resultados do processo e quanto de recurso federal foi contemplado nos financiamentos.
Essa é mais uma das muitas denúncias que vem ganhando espaço em Fundações sob a gestão de Jair Bolsonaro, como já aconteceu com a Secretaria de Cultura, principalmente na Lei Rouanet, ou mesmo na Fundação Palmares