Daniela Carneiro, ministra do Turismo, se reuniu com o presidente Lula na manhã desta terça (13) e deixou o Palácio do Planalto dizendo que continua no cargo. A reunião também contou com a presença de seu marido, o prefeito de Belford Roxo (RJ), Waguinho (Republicanos). A informação é do g1.
A reunião foi convocada pelo presidente em meio à pressão do União Brasil pela troca da ministra. Ela faz parte do partido, mas solicitou desfiliação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em abril deste ano. Eleita deputada federal pelo Rio de Janeiro, ela pretende se filiar ao Republicanos.
Integrantes do União Brasil pressionam o governo Lula pela mudança no titular do Turismo. A sigla se diz independente e comanda outras duas pastas no governo Lula: o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, com Waldez Goés, e as Comunicações, com Juscelino Filho.
O partido tem sido um problema para a articulação política da equipe do presidente. Apesar de ocupar pastas na Esplanada, parlamentares não têm mostrado coesão a favor das pautas de interesse do Planalto.
A escolha de Daniela no Turismo foi uma preferência pessoal de Lula. Eles se aproximaram durante a campanha eleitoral de 2022, quando o então candidato recebeu apoio de Waguinho em região estratégica no Rio de Janeiro, que é base eleitoral do ex-presidente Jair Bolsonaro.