O ministro das Comunicações do governo palestino, Yitzhak Sidr, anunciou hoje (12) que as comunicações telefônicas e de internet na Faixa de Gaza serão interrompidas a partir da próxima quinta-feira (16), devido à escassez de combustível. A falta de comunicações, segundo Sidr, agravará significativamente a situação humanitária na região.
Em declarações à agência de notícias palestina WAFA, o ministro alertou que essa interrupção terá um impacto direto em entidades cruciais, incluindo a Defesa Civil, o Crescente Vermelho e outras organizações, destacando que muitas vidas podem ser perdidas como resultado. Sidr classificou essas ações como uma violação do Direito Internacional.
O ministro fez um apelo urgente a instituições internacionais, como a União Internacional das Telecomunicações, a Agência da ONU para os Refugiados da Palestina (UNRWA), o Crescente Vermelho Árabe, a Cruz Vermelha, organizações de direitos humanos e sociedade civil, solicitando intervenção imediata para garantir o fornecimento de combustível à Faixa de Gaza.
O corte das comunicações também terá implicações no balanço diário de vítimas divulgado pelo Ministério da Saúde de Gaza, controlado pelo Hamas.