Em áudio divulgado em um grupo de WhatsApp de representantes do agronegócio, o ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), afirma que “está acontecendo um movimento muito forte nas casernas” no Brasil.
Alegando ter informações, mas sem poder entrar em detalhes, ele garante que “é questão de horas, dias, no máximo, uma semana, duas, talvez menos do que isso, para um desenlace bastante forte na nação, de consequências imprevisíveis, imprevisíveis”.
Em outro trecho do áudio, o ministro diz que esteve com “o time de Bolsonaro” na última semana, sem especificar, no entanto, se o atual mandatário esteve presente na reunião. Segundo ele, Bolsonaro (PL), que se recupera de uma ferida na perna, em breve estará recuperado e pronto para “enfrentar o que vai acontecer no país”.
Em tom enigmático, Nardes afirma ainda que “um conflito social na nação brasileira” está para acontecer e que “tudo está muito nebuloso em relação ao futuro do país”.
O conteúdo do áudio foi revelado pela jornalista Mônica Bergamo na noite deste domingo (20). Nardes confirmou a veracidade do áudio à colunista da Folha, mas se defendeu dizendo se tratar de uma conversa privada. Ele garante que se referia aos atos bolsonaristas em frente a unidades do Exército pelo país quando mencionou as palavras “um movimento muito forte nas casernas”.
Vou protocolar um pedido de convocação do Ministro Augusto Nardes do TCU, para explicar áudio atribuído a ele, que o envolve em conspiração golpista.
— Paulo Teixeira (@pauloteixeira13) November 20, 2022
Em reação, o deputado federal Paulo Teixeira (PT) anunciou que vai apresentar um requerimento para que o ministro do TCU preste esclarecimentos no Congresso. Partidos que formaram a coligação de Lula (PT) durante a campanha também estudam prestar queixa contra Nardes na corregedoria do TCU e apresentar uma interpelação no Supremo Tribunal Federal (STF), alegando que as falas dele atentam contra a democracia e as instituições da República.