Minuta golpista, atos do dia 8 e fuga do país: do que Bolsonaro será questionado pela PF hoje

Atualizado em 26 de abril de 2023 às 9:23
O ex-presidente Jair Bolsonaro – Foto: Joe Raedle/AFP

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai depor nesta quarta-feira (26) à Polícia Federal (PF) no inquérito dos atos terroristas promovidos por seus simpatizantes nas sedes dos Três Poderes em Brasília, no dia 8 de janeiro. O depoimento está marcado para as 9h, na sede da PF.

O depoimento do ex-capitão no caso foi determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na semana passada. A decisão atendeu a pedido apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

O ex-mandatário foi incluído no inquérito por ter compartilhado, dois dias após as invasões golpistas, um vídeo que sugeriu, sem provas, que a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi fraudada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Anderson Torres, que mantinha em sua casa uma cópia da “minuta do golpe” e Jair Bolsonaro. Reprodução

Ao prestar depoimento, o ex-chefe do Executivo precisará explicar o vídeo. Vale destacar que, horas depois da postagem ser compartilhada, o conteúdo foi apagado das redes sociais de Bolsonaro.

O ex-presidente também deverá ser questionado a respeito de sua participação na produção da “minuta golpista. O documento foi encontrado e apreendido na casa do ex-ministro da Justiça de seu governo, Anderson Torres.

Há a possibilidade de Bolsonaro dar explicações sobre sua inação a respeito dos acampamentos golpistas montados em frente a sedes de quartéis-generais do Exército em várias cidades brasileiras após a sua derrota nas eleições para o presidente Lula.

O ex-capitão também pode ter que explicar o porquê de ter deixado o país dias antes das invasões golpistas em Brasília. Bolsonaro ficou quase três meses nos Estado unidos. Diante disso, ele pode ter que apresentar informações sobre quais contatos manteve durante este tempo fora do Brasil.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link