Modelo brasileira, vencedora do Miss Universo Trans, denuncia youtuber por transfobia no Carnaval

Atualizado em 17 de fevereiro de 2024 às 8:05
Luanna Isabelly e o youtuber IShowSpeed durante transmissão no Carnaval do Rio. Foto: Reprodução/YouTube/IShowSpeed

A modelo Luanna Isabelly, vencedora do Miss Universo Trans 2023, denunciou um youtuber norte-americano por transfobia. O episódio ocorreu durante os desfiles na Marquês de Sapucaí, no Rio de Janeiro, na última segunda-feira (12).

Darren Jason Watkins Jr., conhecido como IShowSpeed, abordou a modelo brasileira durante uma transmissão ao vivo na internet e perguntou sua idade. Luanna respondeu que tem 28 anos.

Durante a live, Darren repetiu a idade dela engrossando a voz várias vezes. “This might be an impostor among us [‘talvez exista um impostor entre nós’, em inglês]”, disse o youtuber.

Youtuber e rapper norte-americano, Darren é conhecido pelo seu canal de transmissões ao vivo de jogos como Valorant, NBA 2K, Fortnite, FIFA 23 e Roblox.

Naquele momento, Luanna não percebeu que estava sendo zombada pelo youtuber em relação à sua identidade de gênero. Entretanto, o vídeo começou a circular nas redes sociais e alguns amigos alertaram a modelo sobre o ocorrido.

Na quarta-feira (15), Luanna registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Crimes Raciais e Delitos de Intolerância do Rio de Janeiro.

Em nota, a organização do Miss Universo Trans repudiou o episódio. “Este ato de discriminação foi não apenas desrespeitoso, mas também desumano, minando a dignidade e a autoestima de Luanna diante de uma audiência global, na qual, está a frente como Miss Universe Trans, lutando contra o preconceito e a discriminação”, disse a organização do concurso.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link