Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), declarou nesta sexta-feira (6), durante sua participação em um evento promovido pelo Tribunal de Contas de São Paulo (TCE-SP), que foi retratado como um “vilão” por forças políticas brasileiras.
Em seu discurso, no qual fez uma análise da atuação da extrema direita no Brasil e no mundo, o magistrado argumentou que havia a necessidade de “personificar o inimigo” para atacar as instituições.
“Você falar de uma instituição fica um pouco etéreo. Você tem que personificar”, disse Moraes. “Você tem que achar dentro da instituição um inimigo de carne e osso, porque aí você personifica. No caso do Brasil, foi carne, osso e sem cabelo. Um preconceito. E aí você vai batendo, vai batendo. Porque dá Ibope. Vira uma novela.”
Em outro momento, o ministro Alexandre de Moraes falou sobre os ataques da extrema-direita ao STF, à imprensa e ao sistema eleitoral brasileiro e disse que eles foram personificados em um inimigo "de carne, osso e sem cabelo". #NoArNaCBN pic.twitter.com/L6rFsiSa0S
— Rádio CBN (@CBNoficial) October 6, 2023
Alexandre de Moraes, que atualmente é o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e responsável por relatar várias ações legais relacionadas a Jair Bolsonaro e seus aliados no STF, tornou-se um dos principais alvos de críticas do ex-presidente e seus apoiadores.
Em um evento no dia 7 de setembro de 2021, o então presidente chegou a utilizar o termo “canalha” para se referir ao magistrado e anunciou sua intenção de não acatar mais decisões judiciais emitidas por ele.
Durante seu discurso no evento, Moraes também abordou o poder das redes sociais e sua capacidade de disseminar desinformação em grande escala. O ministro ressaltou a polarização do discurso político e comparou o funcionamento dos algoritmos das redes sociais a um processo de “lavagem cerebral”.
“O objetivo é transformar os eleitores em massa de manobra, torná-los fanáticos políticos. Foi assim que começou o uso dos algoritmos”, resumiu Moraes.
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link