Em meio a uma crise entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Congresso Nacional, o ministro Alexandre de Moraes apareceu no Senado Federal nesta quarta (17) de surpresa. O magistrado ainda teve uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
A ida do ministro ao Congresso ocorre enquanto parlamentares tentam instalar uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar supostos abusos cometidos por ele em investigações no Supremo.
No Senado, ele participou da entrega do anteprojeto que revista o Código Civil ao presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Interlocutores afirmam que o ministro avisou que iria ao Congresso pouco antes do início da sessão.
Pacheco e Moraes não conversaram a sós, mas se sentaram lado a lado no plenário cochicharam enquanto outras pessoas falavam. O ministro ainda conversou com Luis Felipe Salomão, corregedor-nacional de Justiça após a entrega do texto.
A relação entre o Congresso e o Supremo tem se deteriorado após os ataques do bilionário Elon Musk, dono do X (ex-Twitter), ao ministro. O empresário o acusou de promover censura no país e ameaçou não obedecer ordens da Corte para bloquear perfis na plataforma.
Após a ofensiva, bolsonaristas embarcaram na campanha contra o magistrado e têm tentado criar uma CPI contra ele no Congresso.