O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, encaminhou à Vara da Infância e Juventude do Distrito Federal a investigação sobre a invasão de hackers no perfil da primeira-dama Janja Lula da Silva na plataforma X (antigo Twitter), ocorrida em dezembro de 2023.
A decisão foi tomada em 15 de maio deste ano, pois, de acordo com o STF, os dois suspeitos de envolvimento no incidente têm menos de 18 anos e, portanto, uma vara especializada deve assumir o caso.
A PGR (Procuradoria Geral da República) também se pronunciou a favor do envio da investigação para a vara especializada, após um relatório da PF (Polícia Federal) confirmar que ambos os suspeitos eram menores de idade.
O perfil da primeira-dama no X foi invadido em 11 de dezembro do ano passado. O ataque hacker foi anunciado pela própria conta, com a mensagem: “Hacked by Ludwig and Smalkade”.
Após a invasão, diversas mensagens ofensivas e xingamentos contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e contra Moraes foram publicadas no perfil de Janja.
A PF foi acionada para investigar o caso por meio da Diretoria de Crimes Cibernéticos. Durante a investigação, o ministro do STF autorizou mandados de busca e apreensão dos suspeitos.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link