Moraes nega devolução de passaporte a Bolsonaro para viagem a Israel

Atualizado em 29 de março de 2024 às 18:45
Jair Bolsonaro e Alexandre de Moraes. Foto: Reprodução

Nesta quinta (28), o ministro Alexandre de Moraes recusou a devolução do passaporte do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que foi confiscado em fevereiro durante uma operação da Polícia Federal.

A decisão de Moraes segue o parecer da Procuradoria-Geral da República (PGR), que se opôs à restituição do documento.

A equipe jurídica de Bolsonaro pediu a devolução do passaporte na semana passada. Os advogados do ex-presidente argumentaram que Moraes deveria autorizar a devolução do documento para que Bolsonaro pudesse viajar a Israel entre os dias 12 e 18 de maio.

Além disso, conforme a defesa, Jair Bolsonaro recebeu recentemente um convite do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, para visitar o país. Essa foi a segunda solicitação negada por Moraes enviada pelos advogados de Bolsonaro ao STF.

Bolsonaro e Benjamin Netanyahu. Foto: Menahem Kahana/Pool via REUTERS

O passaporte de Bolsonaro foi retido a pedido da Polícia Federal na Operação “Tempus Veritatis”, que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado para manter o ex-presidente no poder. Na mesma decisão, o juiz Alexandre de Moraes também vetou o ex-presidente de se comunicar com outros investigados.

Em 14 de fevereiro, o advogado Paulo Cunha Bueno, que representa Bolsonaro, anunciou que havia requerido a devolução do documento a Moraes. Na ocasião, ele criticou a decisão como “absurda” e afirmou que o ex-presidente “nunca deu qualquer indício de que tentaria fugir”.

“É uma decisão absurda, já que o presidente nunca deu qualquer sinal de que tentaria fugir, sempre comparecendo a todas as convocações para depoimento. Pelo contrário, quando [Bolsonaro] viajou para a Argentina para a posse do presidente Javier Milei, eu mesmo tomei a precaução de informar [a viagem] ao STF, mostrando que [o ex-presidente] sempre respeitou as investigações em andamento”, declarou.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link