Moro se defende e diz que fala sobre Gilmar foi “piada em festa junina”

Atualizado em 5 de junho de 2024 às 14:08
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e o senador Sergio Moro (União-PR). Foto: Geraldo Magela/Fotos Públicas

Após se tornar réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por calúnia contra o ministro Gilmar Mendes, o senador Sergio Moro (União-PR) alegou que a fala que motivou a acusação foi uma “piada em festa junina”. Ele foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) após sugerir que o magistrado vende decisões judiciais.

“A Primeira Turma do STF recebeu denúncia por suposto crime de calúnia contra mim por ter feito, antes do exercício do mandato de Senador, uma piada em festa junina na brincadeira conhecida como ‘cadeia'”, alegou Moro nas redes.

O parlamentar ainda justifica que o vídeo foi “gravado e editado por terceiros desconhecidos” e divulgado seu seu conhecimento ou autorização. “O pedido para que os terceiros fossem identificados e ouvidos antes da denúncia não foi atendido”, prossegue.

Moro diz que sua defesa “demonstrará a total improcedência” da ação ao longo da análise de seu processo. A manifestação foi publicada nas redes do senador.

A denúncia foi aceita nesta terça (4) pela 1ª Turma do STF. Os ministros Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Cristiano Zanin, Flávio Dino e Cármen Lúcia, relatora da ação, votaram para torná-lo réu. “A alegação de que sua fala teria sido proferida em contexto de brincadeira não autoriza a ofensa à honra de magistrado – muito menos, por razões óbvias, pode servir de justificativa para o crime de calúnia”, afirmou a ministra.

Após se tornar réu, ele conversou sobre o caso com a esposa, a deputada Rosângela Moro (União-SP), e tentou tranquilizá-la.

O vídeo que gerou a denúncia viralizou nas redes em abril de 2023. Na gravação, Moro aparece falando sobre “comprar um habeas corpus do Gilmar Mendes”. Relembre:

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link