A polarização entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem deixado travada a pré-candidatura de uma das apostas da terceira via, Ciro Gomes. Isso porque, com os últimos resultados nas pesquisas de intenções de votos, pré-candidatos a governos estaduais e cargos federais e estaduais apoiam as candidaturas dos líderes nas pesquisas.
Até mesmo em estados do nordeste a situação do candidato pelo PDT se tornou complicada. Os candidatos mais cotados para o governo do estado seriam o ex-prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio e a atual governadora, Izolda Cela. Dessa forma, caso lancem candidatura, ambos terão apoio do PT de Lula.
O PSD tinha lançado a Rodrigo Pacheco, mas o candidato acabou desistindo da candidatura, assim o partido lançou ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil como pré-candidato ao governo, que também tem se aproximado do ex-presidente Lula.
Candidaturas do PTD aparecem frágeis. Em São Paulo e na Paraiba, por exemplo, pré-candidatos pelo partido não lideram as pesquisas.