A Polícia Federal prendeu um suspeito de tentar invadir o Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República em Brasília, neste sábado (23). O incidente ocorreu por volta das 6h, quando o homem, dirigindo um Ford Focus preto, tentou furar um bloqueio de acesso, teve o pneu furado por uma “cama de faquir” e foi alvejado por um agente do Gabinete de Segurança Institucional (GSI).
Após desobedecer à ordem de parada, o carro furou os pneus em um dispositivo com perfuradores em metal para evitar a fuga de veículos. Apesar de não conseguir alcançar o segundo bloqueio na entrada do Palácio da Alvorada, o motorista voltou em direção ao Palácio do Jaburu, residência oficial do vice-presidente.
Um membro do GSI disparou duas vezes contra o veículo, mas o motorista escapou. O presidente Lula estava no Palácio da Alvorada durante o incidente. No entanto, nenhuma câmera registrou a ação, de acordo com o GSI.
⚠️Esse é o carro que teria tentado invadir o Palácio da Alvorada. O motorista foi encontrado durante a tarde e presta esclarecimentos na delegacia neste momento.
Por enquanto, tentativa de atentado descartada + pic.twitter.com/1oBMFgvML0— Túlio Amâncio (@tulio_amancio) February 24, 2024
No final da tarde, a Polícia Federal localizou o carro em um condomínio residencial de luxo próximo ao palácio, onde o motorista foi preso e encaminhado para a sede regional da PF.
Segundo os investigadores, o suspeito apresentava sinais de embriaguez e estava utilizando o celular enquanto dirigia, o que pode ter contribuído para a distração. O homem alegou que entrou na área de segurança do palácio por engano, após se perder no caminho de casa.