Mourão diz que não vê “risco nenhum” de Bolsonaro não aceitar derrota nas eleições

Atualizado em 18 de maio de 2022 às 12:42
Hamilton Mourão
Vice-presidente Hamilton Mourão
Foto: Reprodução

O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) disse que não vê qualquer risco do presidente Jair Bolsonaro (PL) não aceitar uma eventual derrota nas eleições presidenciais de 2022. A declaração foi dada ao colunista Igor Gadelha, do Metrópoles.

Apesar da preocupação de lideranças do Legislativo e do Judiciário sobre possível ruptura democrática, Mourão afirma não acreditar em um possível golpe por parte do chefe do Executivo.

“Não vejo risco nenhum. Aqui existe a turma da análise pré-estabelecida e que fica torcendo os fatos para que caibam no pacote que criaram: o de que teremos algo similar ao que ocorreu nos EUA (onde o então presidente Donald Trump resistiu a reconhecer a derrota para Joe Biden, em 2020). São processos totalmente distintos”, disse Mourão, que será candidato ao Senado pelo Rio Grande do Sul.

Bolsonaro tem feito declarações que questionam a segurança e a legalidade da sistema eleitoral brasileiro. As falas do mandatário têm sido vistas como uma tentativa de construir um discurso para não aceitar uma eventual derrota para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que é líder nas pesquisas até o momento.

Mourão já havia avaliado anteriormente como “totalmente desproposital” o questionamento de alguns setores da sociedade de que as Forças Armadas não aceitarão eventual vitória de Lula nas eleições deste ano.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link