O ex-presidente do Chile, Sebastián Piñera, morreu na tarde da última terça-feira (6), aos 74 anos, após o helicóptero em que estava cair na comuna de Lago Ranco, na região de Los Ríos.
De acordo com informações iniciais divulgadas pela imprensa chilena, a aeronave era de propriedade do ex-presidente e transportava três passageiros que sobreviveram ao acidente, incluindo um familiar de Piñera. Apesar de experiente, Piñera teria sido incapaz de se libertar do cinto de segurança e, como resultado, afogou-se.
Um dos passatempos do ex-presidente chileno era pilotar helicópteros, atividade que praticava desde 2004, quando aprendeu a voar. Ao longo dos anos, Piñera atraiu a atenção da mídia em seu país devido a problemas envolvendo sua aeronave e multas por pousos irregulares.
Piñera, que possuía vasta experiência em pilotar helicópteros, obteve sua licença em 2004 após receber instrução do piloto Alfonso Wenzel, segundo informações do Globo. Em 2011, durante uma entrevista ao portal chileno Qué Pasa, seu instrutor mencionou as dificuldades que enfrentou ao ensiná-lo a voar.
“Quem quer aprender a vagar pelas nuvens deve ser gente conservadora, que arrisca pouco, que não vai contra a corrente , como acontece quando se quer vencer no mundo dos negócios”, disse. E detalhou: “Exatamente o que Piñera não é. Portanto, ele teve que aprender e levou quase um ano para isso. Muito mais do que seu colega de classe”.
Seu sócio na empreitada foi o empresário Andrés Navarro. Juntos, eles realizaram um curso de 40 horas teóricas e 50 horas práticas para obter a licença de Piloto Privado de Helicóptero. No entanto, o ex-presidente tinha horários muito complicados e muitas vezes faltava às aulas
“Como professor, fiquei preocupado, porque para aprender a voar é preciso uma rotina muito rigorosa”, disse o instrutor na ocasião.
Piñera teve vários incidentes envolvendo seu helicóptero ao longo dos anos. Em 2011, por exemplo, pousou em uma rota regional na cidade de Quilicura Bajo, nos arredores de Curanipe, na Região VII, sem combustível suficiente, necessitando de resgate.
Já em 2008, Piñera pousou no meio do campo principal do estádio Monumental do Chile, onde treinava o time do Colo-Colo.
Porém, não foi a única vez que ele teve que pagar multa por pousar incorretamente seu helicóptero: em 2007, Piñera pousou seu veículo aéreo no campo do estádio municipal de Quellón, no arquipélago de Chiloé, bem no momento em que uma atividade esportiva começou.
Vale destacar que antes de entrar para a política, Piñera construiu uma carreira de sucesso como empresário, fundando e liderando várias empresas proeminentes no Chile, incluindo a LAN Chile (hoje Latam Airlines), o canal de televisão Chilevisión e a Blanco y Negro, que gerencia o clube de futebol Colo-Colo.
Sua trajetória política começou nos anos 1980, quando se tornou senador independente após participar ativamente do plebiscito de 1988 contra a ditadura de Pinochet. Em 2010, foi eleito presidente do Chile, servindo dois mandatos consecutivos até 2022. Ele foi sucedido por Gabriel Boric.