Nesta quarta-feira (20), o bilionário Elon Musk foi às redes sociais comentar sobre a invasão da conta da primeira-dama Janja Lula da Silva na plataforma X, anteriormente conhecida como Twitter, afirmando que “não está claro” como a plataforma pode ser responsabilizada pelo incidente.
“Não está claro como alguém adivinhar a senha dela é nossa responsabilidade”, disse Musk em uma publicação do perfil “X News Daily”, sugerindo que a invasão da conta de Janja se deveu apenas à descoberta de sua senha por um usuário.
It is not clear how someone guessing her email password is our responsibility
— Elon Musk (@elonmusk) December 20, 2023
A declaração surge após Janja manifestar a intenção de processar a empresa pelo ocorrido. “Eu nem sei onde eu vou processá-lo, se é no Brasil ou nos EUA. Mas eu vou processá-lo. A gente vive numa sociedade regulada. Por que a internet ficaria fora disso?”, afirmou a primeira-dama.
Após o incidente, a Polícia Federal (PF) iniciou a Operação X1 para investigar a invasão e o uso indevido do perfil da primeira-dama para publicar mensagens ofensivas contra autoridades públicas federais, realizando seis mandados de busca e apreensão, dois no Distrito Federal e quatro em Minas Gerais.
Vale destacar que a primeira-dama ainda criticou a demora da plataforma em congelar sua conta, mencionando especificamente Elon Musk ao acusar o empresário de lucrar com a invasão.
“Eu, que hoje por estar nesse lugar que estou, sou uma pessoa pública, foi tão difícil que o Twitter derrubasse, congelasse a minha conta. Por uma hora e meia, o Elon Musk ficou muito mais milionário com aquele ataque. É essa que é a questão. A gente precisa não só a regularização das redes, mas a gente precisa discutir a monetização dessas redes sociais”, disse Janja.