Na comemoração dos 75 anos da Organização do Atlântico Norte (OTAN), nesta quarta (10), Joe Biden, presidente norte-americano, prometeu o fornecimento para a Ucrânia de cinco sistemas de defesa aérea adicionais para combater os ataques russos.
Porém, o evento ficou marcado por mais uma gafe de Biden relacionada à senilidade do candidato democrata. Durante a cerimônia de abertura do evento, Biden passou a palavra ao presidente ucraniano Volodymyr Zelensky e o chamou de Vladimir Putin.
“Ele é uma pessoa tão corajosa quanto é determinada. Quero passar a palavra ao grande líder da Ucrânia, presidente Putin. Presidente Putin? Estou tão determinado a derrotar Putin que troquei os nomes”, disse Biden.
Zelensky tratou de abafar a gafe e ajudou Biden. “Pode apostar que estou mais determinado ainda em bater Putin”, disse o ucraniano, em meio a risadas.
Biden da paso a Zelenski y lo presenta como “president Putin” ??♂️??♂️??♂️pic.twitter.com/FUSmjaBUUP
— Eduardo Bayón (@edubayon_) July 11, 2024
O episódio é mais um numa série na qual surgem questionamentos sobre as capacidades cognitivas de Biden em encarar a campanha e um segundo mandato presidencial. No mais comentado deles, Biden parece acenar ao vazio durante a reunião do G7 na Itália.
Biden parecia perdido e foi “resgatado” para a reunião dos chefes de Estado dos sete países mais ricos do mundo por Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia. A situação causou constrangimento nos outros líderes, como o presidente francês Emmanuel Macron e a premiê italiana Giorgia Meloni.
.@NATO leaders react to President Biden mistakenly introducing President Zelenskiy as "President Putin". pic.twitter.com/V8rNfpY3Sj
— Jeremy Art (@cspanJeremy) July 11, 2024