À frente de uma comitiva de empresários e investidores baianos, quando esteve na China, em abril, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) intermediou a assinatura de um protocolo de cooperação com a indústria de alimentos e produtos de medicina natural Deej World, uma das maiores do mundo. O objetivo é garantir às empresas exportar a produção para a China, maior parceiro comercial estrangeiro da Bahia.
A Deej World está localizada em Shandong, considerado um estado irmão da Bahia, com quem mantém relações comerciais há 24 anos. Lá, Jerônimo tornou-se o primeiro governador estrangeiro a ser recebido por uma autoridade local, o vice-governador Hon Deng, desde a reabertura do país, com o fim da pandemia da Covid-19. Ao colega baiano, o chinês afirmou que, agora, criou-se uma situação econômica muito favorável para os investimentos em diversas áreas, sobretudo para os negócios na agropecuária, infraestrutura e turismo.
“Viemos reforçar a relação que já existe entre a Bahia e Shandong, e aproveitamos para formalizar um acordo de cooperação estratégica empresarial na área da agropecuária. Com a população que tem, Shandong representa um mercado consumidor importante para os produtores baianos e queremos aproveitar isso”, falou Jerônimo.
Na China, o governador foi acompanhado dos secretários estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação, André Joazeiro; e de Desenvolvimento Econômico, Angelo Almeida; além do superintendente de Atração de Investimentos e Fomento ao Desenvolvimento, da SDE, Paulo Guimarães.
Com informações da Secom/BA