POR JOSÉ RENATO PRADO
Rita Lee conheceu o futuro marido e parceiro musical Roberto de Carvalho por meio de Ney Matogrosso.
Ele era guitarrista de Ney, então recém-saído do grupo Secos & Molhados. Deu liga. Além de três filhos, a união rendeu sucessos estrondosos, discos de ouro, de platina e muito amor e cumplicidade.
Roberto sempre esteve firme ao lado de Rita, segurando as pontas mesmo nas fases de maior piração da cantora, que por diversas vezes deu entrada em clínicas de reabilitação.
No extinto programa de televisão Top Top MTV (2004-2010), exibido semanalmente na rede MTV Brasil, os apresentadores Marina Person e Leo Madeira fizeram uma lista com as dez maiores esposas do rock. Roberto de Carvalho ganhou em primeiro lugar, por sua dedicação à Rita Lee.
Quando os dois começaram a namorar, em 1976, Rita ainda fazia parte da banda Tutti Frutti. Naquele mesmo ano, grávida do primeiro filho, deu um tempo nas drogas. Mas não escapou da truculência da ditadura militar.
Havia sido testemunha em um inquérito que apurava a morte de um rapaz por policiais militares.
Como represália, entraram em sua casa, “plantaram” maconha em alguns cômodos e a levaram presa. Passou um ano em prisão domiciliar. Precisava de permissões especiais do juiz para sair de casa e fazer shows.
A partir de 1979 formou dupla com o marido.
Nessa fase surgiram seus maiores sucessos, como o disco Rita Lee (1979), que trazia em suas faixas hits como Mania de você, Chega mais e Doce vampiro — canções que abordavam o amor e o sexo a partir da percepção feminina.
No ano seguinte, o casal conseguiria sucesso ainda maior com o álbum Rita Lee (1980), sedimentando o reinado da parceria.
O LP reuniu sucessos como Lança perfume, Bem-me-quer, Baila comigo, Shangrilá, Caso sério, Nem luxo nem lixo, João Ninguém e Ôrra meu.
Segundo o Dicionário Cravo Albim da Música Popular Brasileira, o disco vendeu 800 mil cópias no Brasil e no exterior, e permaneceu nas paradas de sucesso em Paris durante várias semanas.
O casal continuaria emplacando vários sucessos ao longo de toda a década de 1980 e 90.
Também fez barulho com Aqui, Ali, em Qualquer Lugar (Bossa´n´Beatles), em 2001, e com o álbum Balacobaco, em 2003.
Registra-se que Rita é, até hoje, a artista com maior número de músicas em aberturas de novelas.
Despedida dos palcos
No dia 21 de janeiro de 2012, Rita Lee anunciou a sua despedida dos palcos, durante uma apresentação no Rio de Janeiro.
Em abril daquele ano, lança seu último álbum inédito de estúdio, Reza.
Em novembro, se apresentou em Brasília. No meio do show, abaixou as calças e mostrou a bunda. A despedida oficial real se deu no dia 25 de janeiro de 2013, no show do aniversário de São Paulo.
Em 2022, Rita Lee foi homenageada no Grammy Latino, em Las Vegas.
A cantora recebeu o Lifetime Achievement Award, um reconhecimento do conjunto da obra e carreira.
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link