Nao é razoável “altas autoridades” se comunicarem pelo WhatsApp, diz Capelli

Atualizado em 15 de agosto de 2024 às 19:45
Presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli. Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli, afirmou na quarta-feira (14) que o Brasil “está absolutamente exposto”. Em publicação no X (antigo Twitter), Cappelli disse que “não é razoável que altas autoridades da República ainda se comuniquem através de um aplicativo de mensagens proprietário de uma empresa estrangeira que representa interesses estratégicos estranhos ao interesse nacional”.

A declaração ocorreu após a Folha de S.Paulo denunciar supostas irregularidades cometidas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), nos inquéritos das fake news e das milicias digitais.

De acordo com o jornal, Moraes teria utilizado a estrutura do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), quando ainda presidia a Corte, para tomar decisões contra aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Mensagens trocadas via WhatsApp por auxiliares do ministro entre agosto de 2022 e maio de 2023 indicariam uma comunicação extraoficial entre o STF e o TSE.

“Todas estas empresas possuem acordos de compartilhamento de informações com a NSA/CIA [Agência de Segurança Nacional/Agência Central de Inteligência] e manobram vazamentos à luz de seus interesses. Segurança das informações é questão de soberania nacional”, destacou o ex-secretário-executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link