A deputada federal e candidata à Prefeitura de Natal no 2º turno, Natália Bonavides (PT), revelou que alguns dos ataques e notícias falsas que vem enfrentando nas últimas semanas foram promovidos por servidores do município. As denúncias reforçam a presença de campanhas de desinformação que surgiram após a primeira fase das eleições.
“Eu fui da CPMI [Comissão Parlamentar Mista de Inquérito] das fake News como deputada federal, então eu sei muito bem como é que isso funciona e eu tinha certeza, infelizmente, que como a campanha do meu adversário tem como núcleo o bolsonarismo, isso ia vir com toda a força no segundo turno, para além das práticas coronelistas que a gente viu no primeiro turno de compra de votos, de assédio eleitoral a trabalhadores terceirizados e a servidores da prefeitura”, afirmou a petista.
A parlamentar recentemente viajou a Brasília para apresentar queixas no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em relação aos ataques.
Nas redes sociais, Natália Bonavides compartilhou prints de mensagens ofensivas recebidas. O número exato de servidores envolvidos ainda não foi confirmado, mas a investigação está em andamento. Os ataques aumentaram logo após o resultado do 1º turno, que levou a candidata, com 28,44% dos votos, ao 2º turno contra Paulinho Freire (União Brasil), que obteve 44,08%.
“Na segunda-feira, que foi o primeiro dia da campanha eleitoral, eu praticamente sei te dizer o horário que eles deram o start nesse negócio. Começou a chegar um monte de print de montagem e de meme usando minha imagem e disseminando mentira, informação manipulada sobre mim”, pontuou ela.
A petista acrescentou: “Vou citar aqui uns exemplos, por óbvio que eu não vou me deter sobre esse tipo de conteúdo, mas tem material dizendo que eu defendo quem rouba e assassina, que eu não raspo o sovaco… assim coisas grotescas e bizarras, mas que fazem parte exatamente desse método do bolsonarismo de disseminação de fake News”.
A equipe de campanha de Natália Bonavides criou um canal de denúncia para combater essas fake news. A população pode relatar informações falsas através do WhatsApp (84) 99181-1075 ou no site natalia13.com.br/denuncia. A candidata reforçou que há uma estrutura organizada, um “gabinete do ódio”, promovendo esses ataques coordenados.
Não compartilhe notícias falsas! E se por acaso alguma chegar até você, denuncie através do número (84) 9181-1075 ou do site https://t.co/CphcNzsLgp
Simbora fazer uma campanha limpa e baseada em propostas para a nossa cidade! ?
— Natália Bonavides (@natbonavides) October 10, 2024
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line