O navio de guerra iraniano “Alborz”, parte da 94ª flotilha da Marinha iraniana, adentrou o Mar Vermelho na segunda-feira (1), em um momento marcado pelo aumento das tensões na rota marítima estratégica, conforme divulgado pela agência de notícias Tasnim.
Desde 2009, os navios de guerra iranianos operam em águas abertas, visando “proteger companhias marítimas, combater piratas e realizar outras missões”. O “Alborz”, reformado e equipado com sistemas de última geração, integrou-se à frota da Marinha iraniana em 2019.
A entrada da flotilha no Mar Vermelho acontece em um contexto de crescentes tensões, especialmente após ataques retaliatórios do Iêmen a navios com destino a Israel, em solidariedade aos palestinos na Faixa de Gaza.
O navio, da classe Alvand, Vosper Mk.5, da Marinha da República Islâmica do Irã, tem uma história que remonta à época do Xá do Irã, quando foi fornecido pela Grã-Bretanha e lançado em 1969. O movimento do navio ocorre em meio a um cenário geopolítico sensível na região.
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link