O Twitter oficial do governo da Ucrânia publicou um desenho, nesta quinta-feira (24), em que Adolf Hitler, da Alemanha nazista, e Vladimir Putin, presidente da Rússia, aparecem se olhando e se acariciando. Abaixo da imagem, o órgão escreveu: “Isso não é um ‘meme’, mas a nossa e a sua realidade neste momento”. A comparação forçada pelo governo ucraniano, no entanto, é esdrúxula. A Rússia acusa Kiev de apoiar setores da sociedade ucraniana que são neonazistas.
Leia mais:
1. Otan recua e agora diz que não enviará tropas à Ucrânia
2. Por que a crise na Ucrânia sacode a ordem mundial e faz a gasolina subir no Brasil
3. Ex-presidente Lula segue na liderança e Jair Bolsonaro estaciona, de acordo com nova pesquisa
This is not a ‘meme’, but our and your reality right now.
— Ukraine / Україна (@Ukraine) February 24, 2022
Volodymyr Zelensky, mandatário da Ucrânia, já fez cena metralhando pessoas quando era comediante
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que era ator e comediante antes de ser eleito presidente, estrelou uma cena que ganhou ampla repercussão. As imagens são do ator fazendo uma chacina no Parlamento do país. Com duas metralhadoras Uzi, ele dispara contra todos os políticos ali presentes. Logo que chegou ao poder, ele dissolveu o Parlamento e antecipou as eleições.
O ucraniano aproveitou sua popularidade para concorrer à presidência em 2019, com um forte discurso anticorrupção igual ao do personagem. Ele derrotou o líder pró-Rússia Petro Poroshenko em todas as regiões do país.
Você é contra ou a favor que o Telegram seja bloqueado no Brasil?
— DCM ONLINE (@DCM_online) February 23, 2022