O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, rejeitou as acusações de que as tropas israelenses teriam atacado deliberadamente as forças de paz da Unifil (Força Interina das Nações Unidas no Líbano), classificando as alegações como “completamente falsas”.
Em uma entrevista à CNN, Netanyahu defendeu que as IDF (Forças de Defesa de Israel) estão fazendo o máximo para evitar ferimentos à equipe da Unifil enquanto combatem os combatentes do Hezbollah.
“Para garantir a segurança do pessoal da Unifil, pedimos repetidamente que a força interina deixasse temporariamente a zona de combate ao lado da fronteira com o Líbano”, disse Netanyahu. Ele acrescentou que os ataques do Hezbollah têm utilizado as posições da Unifil como cobertura, colocando em risco a vida dos soldados israelenses.
O premiê se referiu a um recente ataque de drone que resultou na morte de quatro soldados israelenses, ressaltando o direito de Israel de se defender. Netanyahu prometeu que Israel continuará “atacando sem piedade o Hezbollah” em todas as partes do Líbano, após o bombardeio mais letal do grupo islamista em território israelense desde o início da escalada de tensão.
O Exército israelense intensificou suas ações desde setembro, realizando bombardeios em resposta a ataques do Hezbollah. Recentemente, o movimento islamista lançou um ataque que resultou na morte de quatro soldados israelenses e feriu mais de 60 pessoas.
A Unifil denunciou os ataques “repetidos” e “deliberados” do Exército israelense contra suas instalações, afirmando que essas ações constituem violações escandalosas do direito internacional. O secretário-geral da ONU, António Guterres, condenou os ataques às forças de paz e advertiu que tais ações podem ser consideradas crimes de guerra.
Em resposta, o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, cujo país contribui com tropas para a Unifil, afirmou que não haverá retirada das forças de paz da ONU, contrariando as demandas de Netanyahu.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line