Três dias antes do dia das eleições, o New York Times publicou um apelo para instar os americanos a votarem contra o ex-presidente Donald Trump.
Num editorial curto, mas contundente, o jornal destaca a sua preocupação com a possibilidade do seu regresso à Casa Branca, definindo-o como uma “ameaça à democracia e ao equilíbrio institucional dos Estados Unidos”. O artigo destaca como Trump tentou subverter o resultado das eleições anteriores.
O convite aos eleitores é “observá-lo” com atenção e “ouvir quem o conhece bem” para compreender os riscos de um segundo mandato. Também é mencionado o papel do ex-presidente na derrubada do litígio judicia Roe v. Wade, que garantiu o direito constitucional ao aborto. “A corrupção e a ilegalidade de Trump vão além das eleições – é todo o seu espírito, ele mente sem limites”, diz o editorial.
O artigo também argumenta que uma reeleição de Trump traria consequências prejudiciais não só para os direitos individuais e o ambiente, mas também para a estabilidade econômica e as relações internacionais.
Segundo o Times , de fato, um regresso de Trump ao poder comprometeria as alianças globais, fortaleceria os regimes autocráticos e agravaria a crise climática: “Ele usará o poder do governo para processar os seus adversários, executará uma política cruel de deportações em massa e criará o caos para os pobres, a classe média e os empregadores. Outro mandato de Trump prejudicará o clima, destruirá alianças e fortalecerá autocratas. Os americanos merecem coisa melhor. Vote”.
A posição do jornal já havia sido esclarecida em setembro, com o endosso da vice-presidente Kamala Harris.