Nesta quinta-feira (12), segundo a agenda oficial divulgada pela Economia, o novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, deve se reunir com o ministro da pasta, Paulo Guedes, para discutir o início de estudos para privatização da Petrobras.
Na reunião eles devem discutir também a proposta de inclusão da Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA) no Plano Nacional de Desestatização. Em sua primeira declaração como ministro, na última quarta-feira (11), Sachsida afirmou que uma das suas primeiras propostas é o início de estudos sobre uma desestatização da Petrobras.
“Meu primeiro ato como ministro de Minas e Energia é solicitar ao ministro (da Economia) Paulo Guedes, presidente do Conselho do PPI (Programa de Parcerias de Investimentos), que leve ao conselho a inclusão da PPSA no PND (Programa Nacional de Desestatização) para avaliar as alternativas para sua desestatização”, disse em declaração à imprensa. “Ainda como parte do meu primeiro ato, solicito também o início dos estudos tendentes à proposição das alterações legislativas necessárias à desestatização da Petrobras”, declarou o ministro.
“Parem de tentar privatizar nossas empresas públicas”, diz Lula
Ainda na quarta, em discurso no município mineiro de Juiz de Fora, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a privatização de empresas estatais e citou o governo atual do presidente Jair Bolsonaro (PL).
“Eu quero dizer ao governo brasileiro e aos empresários: parem de tentar privatizar as nossas empresas públicas. Quem se meter a comprar a Petrobrás vai ter que conversar conosco após a eleição”, declarou.
“E o presidente da República, em vez de ter coragem de colocar a mão e resolver o problema, fica trocando de presidente da Petrobrás e de ministro de Minas e Energia. Ele na verdade não sabe o que está fazendo neste país”, continuou.