Um grupo de 47 novos refugiados ucranianos chegaram ao Brasil neste sábado (26). O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que eles estavam na Polônia e foram apoiados pela força-tarefa da Embaixada do Brasil em Varsóvia, capital do país.
A embaixada local também se encarregou de providenciar os documentos de viagem e notas dirigidas às autoridades da imigração, sanitárias e aeroportuárias da Polônia.
O grupo também recebeu apoio do Consulado-Geral em Frankfurt, onde foi feita a conexão de voo para o Brasil. As 47 pessoas vindas da Ucrânia desembarcaram no aeroporto de Guarulhos, na cidade de São Paulo.
Leia mais:
1 – Ação ocorre no mesmo dia da retomada de negociações entre representantes da Rússia e ucranianos
2 – Saqueadores são amarrados em postes com batata na boca por soldados ucranianos
3 – Militares ucranianos usam munições com fósforo e bombas de fragmentação, diz Rússia na ONU
Portaria do Ministério da Justiça permite que ucranianos tenham visto temporário
Uma Portaria do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Justiça e Segurança Pública estabelecem um visto temporário e autorização de residência para os refugiados que tenham sido afetados ou deslocados pela guerra na Ucrânia.
Neste sábado (26), o governo russo disso que os principais objetivos da “primeira fase da operação especial” na Ucrânia foram concluídos. O Ministério da Defesa disse que a Rússia ainda considera duas “opções especiais”, sendo uma na região de Donbass e a outra possibilidade é “atacar cidades ucranianas bloqueadas”.