Novos temporais podem atingir o Rio Grande do Sul na próxima semana

Atualizado em 17 de maio de 2024 às 23:24
Vista aérea de áreas alagadas de Porto Alegre (RS). Foto: Giulian Serafim/PMPA/Divulgação

O ministro extraordinário para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, alertou nesta sexta-feira (17) que o estado pode voltar a ser atingido por fortes temporais ao longo da próxima semana.

Em entrevista coletiva, Pimenta afirmou que entre terça-feira (21) e quinta-feira (23) pode chover entre 100 e 150 milímetros (mm), principalmente na porção noroeste no estado e na região metropolitana de Porto Alegre.

“É muito provável que a gente volte a ter um outro pico de chuvas fortes na semana que vem”, disse.

Após a cheia de 1941, a maioria dos municípios da região metropolitana da capital gaúcha é protegida por um sistema de diques e casas de bomba.

Ministro extraordinário para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta. Foto: Lucas Leffa/Secom

“São municípios em que parte da sua área está praticamente no nível do mar, no nível do rio. Sem os diques e sem o muro em Porto Alegre, a probabilidade e a possibilidade de inundação seriam muito grandes”, explicou o ministro.

Pimenta destacou que esses sistemas de proteção se tornaram responsabilidade dos municípios ao longo do tempo. “O que ocorreu nessa enchente? Primeiro, a cota para a qual esses diques foram construídos foi a da enchente de 1941. Como tivemos, em algumas regiões, uma inundação superior a 70% a mais do que em 1941, tivemos algumas situações em que a água passou por cima do dique”, disse.

“Essa água entrou por cima do dique ou rompeu os diques e, mesmo com o rio baixando, ela não vai embora porque o dique ficou como proteção contrária. Virou uma piscina”, afirmou.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link