Em uma nova pesquisa realizada pelo Datafolha, o atual prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), aparece à frente do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) em um cenário de segundo turno nas eleições municipais de 2024. O levantamento, realizado entre os dias 6 e 7 de agosto, entrevistou 1.092 eleitores paulistanos.
O emedebista apresenta vantagens significativas em diversos segmentos da população. Entre os eleitores evangélicos, ele lidera com 57% das intenções de voto, contra 25% de Boulos. Essa vantagem, que já era expressiva em julho (55% a 30%), se ampliou para 32 pontos percentuais em agosto. No segmento católico, o prefeito também lidera, com 52% das intenções de voto, enquanto o candidato de esquerda possui 35%.
A pesquisa também mostra que Nunes tem maior apoio entre os homens e entre eleitores de menor renda. Entre os homens, ele alcança 52% das intenções de voto, contra 32% de Boulos. No grupo de eleitores com renda até dois salários mínimos, o prefeito lidera com 52%, enquanto o deputado tem 33%.
Apesar da liderança de o atual prefeito em vários segmentos, a pesquisa revela um empate técnico entre as mulheres, onde ele possui 46% das intenções de voto contra 39% do candidato do PSOL. Entre os eleitores que se autodeclaram pretos, ambos os candidatos estão empatados com 42% cada.
Em termos de renda, o cenário muda entre os eleitores de maior renda (acima de cinco salários mínimos), onde Boulos aparece numericamente à frente, com 44% das intenções de voto, contra 42% de Nunes. Este é um dos poucos segmentos em que o deputado federal consegue uma vantagem.
No cenário geral, Ricardo Nunes venceria Guilherme Boulos em um eventual segundo turno com 49% dos votos, contra 36% do adversário. A pesquisa tem uma margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, e um nível de confiança de 95%.