O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse na noite deste domingo (3) que o “Brasil é a bola da vez” e incentivou o investimento no país. A declaração ocorreu após o petista participar de um jantar com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, e outras autoridades alemãs.
Lula afirmou que quer reforçar a parceria estratégica com a Alemanha. “Eu tenho dito aos companheiros da Alemanha que faz muito tempo que a Alemanha não investe na América do Sul e, sobretudo, no Brasil”, iniciou.
“Depois da queda do Muro de Berlim, a Alemanha se voltou muito a ocupar espaço na Alemanha Oriental. Então, eles já fizeram todas as fábricas que tinham que fazer nos países da Europa Oriental, já fizeram os investimentos e já ganharam o direito de exportação”, prosseguiu.
Segundo o presidente, agora é o momento de “se voltar para o Brasil”. “Sobretudo neste momento em que o Brasil está trabalhando a questão de energia limpa, transição energética, Amazônia e biodiversidade. O Brasil é a bola da vez, é só investir”, destacou Lula.
Em relação ao jantar, o presidente classificou o encontro como “excepcional”.
Na segunda-feira (4), Lula irá se encontrar com o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier. O petista também terá um novo encontro com Scholz e uma reunião entre as cúpulas dos dois governos.
Além disso, está previsto uma agenda com representantes de empresas alemãs e brasileiras.
Veja o vídeo:
“O Brasil é a bola da vez, é só investir”, diz Lula no primeiro dia em Berlim.
Presidente participou neste domingo (3/12) de jantar com autoridades alemãs, incluindo o chanceler Olaf Scholz. pic.twitter.com/H2103DrTKl
— Metrópoles (@Metropoles) December 3, 2023