Membros do governo Lula têm buscado gabinetes de parlamentares da oposição para apoiar e auxiliar na divulgação de campanha, que tem como objetivo pegar a união entre as famílias no fim de ano. O mote da campanha é “o Brasil é só um povo” e visa promover a união entre familiares que se afastaram com a polarização política. A informação é da coluna de Bela Megale no jornal O Globo.
O texto foi entregue por membros da Secretaria de Comunicação Social da Presidência (Secom), chefiada por Paulo Pimenta. Emissários do ministro pediram que os parlamentares divulguem as peças publicitárias com a hashtag “O Brasil é um só povo”. Deputados e senadores de oposição estranharam o pedido do Palácio do Planalto.
Além de buscar a união entre familiares que se distanciaram pela polarização política, a campanha é uma tentativa de diminuir a resistência entre o eleitorado bolsonarista.
O Palácio do Planalto identificou, a partir de pesquisas de opinião, que o ambiente polarizado foi mantido ao longo do ano. Levantamento Datafolha divulgado nesta segunda (18) mostra que a porcentagem de eleitores que se declaram petistas ou bolsonaristas permanece o mesmo depois de um ano das eleições presidenciais de 2022.
Em outras peças publicitárias do governo, o objetivo tem sido o mesmo, com apelos pela “pacificação” do país, objetivo do presidente que foi anunciado em discurso logo após a posse, quando disse que governaria “para todas e todos” e que “não existem dois Brasis”.
Lula também deve discursar em cadeia nacional de rádio e TV pregando “união”. A data ainda não foi definida pelo Planalto.