O candidato à Prefeitura de São Paulo e ex-coach Pablo Marçal (PRTB) vende um “curso” que custa entre R$ 200 mil e R$ 300 mil para formar um grupo de elite de empresários e coaches no seu entorno. A iniciativa, intitulada “O Conselheiro”, dura cerca de quatro meses e rendeu ao menos dois processos contra ele no último ano.
Segundo o portal UOL, o curso teve cerca de 54 participantes entre dezembro de 2023 e abril de 2024. Nesse período, os “alunos” participaram de dois encontros pelo aplicativo Zoom com o ex-coach e tiveram acesso a outras mentorias, além de uma vaga em grupo de WhatsApp.
Muitos dos alunos pagam o valor para se aproximar de Marçal e empresários próximos a ele. O “curso”, no entanto, promove eventos de oração, jejum de cem horas e convites para provas de triatlo com a participação do ex-coach.
Marçal sequer interage no grupo de WhatsApp e manda sua equipe passar lições de casa aos alunos, incluindo assistir o reality “La Casa Digital”, criado pelo ex-coach, e produzir um relatório sobre o programa.
No total, Marçal e suas empresas são alvos de 25 ações judiciais de ex-clientes ou ex-parceiros de negócio. Pelo menos duas delas são de ex-alunos do “Conselheiro”. Katia Scalone, uma das pessoas que pagou pela iniciativa, desistiu dentro do prazo legal e não teve o dinheiro devolvido. Ela também relatou que a equipe do candidato tentou convencê-la a continuar no grupo com orações.
No segundo processo, a empresária Deise Aparecida de Paula relatou que pagou R$ 254 mil pelo curso e não teve o acesso prometido a Marçal. Ela perdeu a ação na Justiça, no entanto.
Os que pagaram o valor mil recebem uma oferta para trabalhar como voluntários no estafe de Marçal em outros cursos dele. Há também cobranças paralelas, como R$ 5 mil para um churrasco e R$ 18 mil para participar de pescaria.
Um dos serviços oferecidos ao longo do programa é uma viagem ao lado de Marçal e uma mentoria exclusiva a bordo de seu avião particular. Já ocorreram viagens para Orlando e Denver, nos Estados Unidos, e os alunos devem bancar os custos.
O grupo de WhatsApp também é usado por seus administradores para anunciar a venda de produtos, como carros importados. Eles já promoveram a venda de dois Porsches avaliados entre R$ 450 mil e R$ 850 mil.
Entre os que pagam pela iniciativa estão pessoas que querem ser coaches, empresários dos setores de saúde e tecnologia, e um aluno da Universidade de Duke, nos Estados Unidos.
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