Quem é minimamente familiarizado com o histórico de CPMI’s no Congresso Nacional, não espera exatamente muita coisa dos resultados práticos que a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito referente ao 08/01 pode nos trazer.
E a julgar pela quantidade de mentiras descaradas proferidas em série pelo coronel do exército Jean Lawand Júnior sem que sua prisão por flagrante falso testemunho fosse imediatamente solicitada, realmente fica claro que pouco de efetivo sairá daquele mato.
Até porque grande parte do foco dos trabalhos incide sobretudo no alto escalão das Forças Armadas que, como sabemos, goza de um foro mais do que privilegiado para chamar de seu.
Daí que ainda que os prognósticos de punições mais severas para os altos oficiais que deveriam estar a serviço da proteção da pátria ao invés de confabulando contra ela não sejam lá muito animadores, só ter visto o senador Rogério Carvalho (PT-SE) chamar, olho nos olhos, o tal coronelzinho de “lixo das nossas Forças Armadas” já paga pelo entretenimento.
Mas para além da simples retórica, o que o senador chama a atenção é para a já tardia faxina que o governo federal precisa fazer em relação a um imenso contingente de nossas FFAA.
Apenas a título de exemplo, hoje (28) veio a tona mais uma postagem insidiosa de um tenente-coronel da FAB, Igor Rocha, em que sugere a morte de Lula.
Questionado, saiu pela velha desculpinha mequetrefe: “trata-se de uma opinião pessoal”.
Mas a coisa, claro, não é bem assim.
Como a postagem foi publicada nas suas redes sociais em 01 de janeiro de 2023, o que o tenente-coronel fez factualmente foi atentar contra ninguém menos do que o já empossado comandante em chefe das forças militares desta nação.
Por muito menos outros oficiais cumpriram cadeia.
Simplesmente não dá mais para contemporizar, minimamente que seja, com uma malta de golpistas declarados com poder de mobilização militar.
É inequivocamente nos três pilares das Forças Armadas, ditos responsáveis pela defesa do Brasil, que, curiosamente, encontra-se o grosso do lixo que ainda precisamos recolher para finalmente limparmos esse país de vez do germe do fascismo.