O presente e o futuro do jornalismo digital, segundo o editor-chefe do Buzzfeed, fenômeno da internet

Atualizado em 8 de dezembro de 2019 às 22:51
Smith, do Buzzfedd
Smith, do Buzzfeed, no YouPix

 

Acompanhamos a palestra de Ben Smith, editor-chefe do Buzzfeed, no YouPix, em São Paulo. Smith disse o seguinte:

Não acho que estamos destruindo o jornalismo. Estamos dando oportunidades de emprego e contratando pessoas criativas nesta era social. Os bons repórteres vão utilizar sua criatividade. É difícil para publicações físicas, que procuram espaços que não existem mais. Mas não acredito que isso seja um pesadelo.

O desafio para nós é fazer um material bom o suficiente para ser publicado em sites sociais como Facebook e Twitter. Isso é mais difícil do que simplesmente escrever um bom título e significa retratar os melhores momentos de nossas vidas e furos sobre a NSA.

O começo era dominado por grandes portais, como o Yahoo, em que o desafio era escrever um título para render cliques. Muitos criadores de conteúdo estavam preocupados em fazer truques com o Google e aparecer no topo das buscas. Depois surgiu o mundo dos blogs, cobrindo detalhes da campanha de Barack Obama em 2008.

O Twitter, em 2009, sugou a vida da blogosfera e levou as discussões que estavam presas dentro dos blogs sobre política. A nossa audiência hoje é predominantemente jovem e social, de redes como o próprio Twitter e o Facebook.

O Buzzfeed está transformando o jornalismo. Tornou-se um caso de estudo neste ano na Harvard Business School. Sua atuação foi comparada à revolução que a Toyota e a Honda provocaram na Ford e na GM nos anos 70 e 80, mudando o mercado automotivo.

O Buzzfeed faz grandes listas de curiosidades dos fatos recentes, abordando alguns assuntos sérios, fatos nostálgicos e piadas que geram memes, correntes, na internet.  O “jeito Buzzfeed” de dar notícias contaminou o noticiário. Ou você ainda não viu uma matéria online com o seguinte título: “Confira os 10 fatos sobre XXX que trazem lições de vida”?

As listas geram mais cliques do que textos convencionais. Outros sites adotam galerias de fotos, com muitos links, o que infla a audiência. Mas o fenômeno do Buzzfeed vai além dessas mudanças na forma de passar informação.

Um pouco antes da palestra de Ben Smith no evento, a ombudsman da Folha Vera Magalhães Martins anunciou o fim do caderno Tec, lançado há 30 anos com o nome de “Folha Informática”. O motivo? Os anunciantes minguaram do caderno impresso e as notícias vão permanecer no site. O que sair de tecnologia no jornal físico irá para a editoria Mercado.

O movimento da Folha é o mesmo que o Estadão fez no ano passado, ao agrupar o caderno Link dentro de Economia. Cortaram o impresso por falta de dinheiro.

É mais cômodo saber as configurações de um novo computador, de um novo tablet ou de um novo videogame na internet. E a publicidade e as formas de financiar o jornalismo vão para onde estão os leitores.

Um dos homens que ajudaram a criar a primeira conexão de internet no Brasil, Demi Getschko, que é presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), diz que a tecnologia se tornará “invisível com o tempo”. Será tão comum usar a web que nós não faremos uma separação do mundo real do mundo virtual. Neste contexto, não faz sentido um jornalismo específico de tecnologia, apesar de as notícias do setor continuarem sendo importantes.

No dia 4 de setembro de 2013, o BuzzFeed atingiu 85 milhões de visitantes únicos por mês. Já ultrapassou o New York Times, com 29 milhões de visitantes naquele ano. Ben Smith revelou no Brasil que 75% do tráfego é gerado nas redes sociais, principalmente pelo Facebook.

O Twitter inclui os leitores mais interessados em conteúdo. Ben também mencionou o sucesso do Pinterest para imagens nos Estados Unidos. Já o Facebook é predominantemente uma plataforma de discussões.

O futuro digital do jornalismo é agora. E está acontecendo neste momento, com criatividade e mudanças de plataformas. Com ou sem listas por cliques e audiência.