O que Bolsonaro pensa sobre Tarcísio na disputa pela presidência em 2026

Atualizado em 14 de outubro de 2024 às 7:39
Tarcísio de Freitas e Jair Bolsonaro: ex-presidente acredita que governador é melhor nome para disputar a presidência em 2026. Foto: reprodução

Em uma rara ocasião em que admitiu a possibilidade de manter sua inelegibilidade, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) declarou que considera o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como o melhor nome para disputar a Presidência contra Lula em 2026, conforme informações da colunista Bela Megale, do Globo.

A conversa, onde o tema foi discutido, aconteceu na semana passada, após o primeiro turno das eleições. Recentemente, Flávio Bolsonaro (PL) também afirmou que vê Tarcísio como “o nome mais bem posicionado.” No entanto, o governador tem evitado comentar sobre o assunto, reiterando que seu foco está em governar São Paulo.

Assim como Flávio, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, também indicou que Tarcísio é o “número 1 da fila” para a candidatura à Presidência em 2026 pelo partido. Valdemar destacou que Bolsonaro seria “o melhor nome,” mas que, devido à inelegibilidade, Tarcísio se torna a escolha principal.

“Eu acho que o Bolsonaro ainda vai ser candidato. Quando o Lula estava preso, vocês achavam que ele ia ser candidato? Ninguém achava no Brasil. Mas eu acho que vai ter uma saída (para o Bolsonaro). Acho que vai ter uma saída para isso. A gente vai botar para votar a anistia. O candidato nosso é o Bolsonaro, seria o melhor para nós. Mas (diante da inelegibilidade), o número 1 da fila é o Tarcísio,” disse Valdemar.

O prefeito que irritou Tarcísio de Freitas
Tarcísio de Freitas: governador é visto como melhor nome da direita para disputar a Presidência contra Lula. Foto: reprodução

O bom desempenho do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), que liderou o primeiro turno e foi para o segundo, fortaleceu ainda mais os aliados de Tarcísio, que já defendem que ele concorra à presidência. Tarcísio, como principal cabo eleitoral de Nunes, tem se tornado uma figura de destaque no cenário político.

Enquanto isso, Gilberto Kassab, secretário do governo de São Paulo e presidente do PSD, tem aconselhado o governador a buscar a reeleição em 2026 e mirar na candidatura à Presidência apenas em 2030.