Bolsonaristas têm uma nova teoria da conspiração: as antenas do projeto Haarp (High Frequency Active Auroral Research Program) são uma arma geofísica dos Estados Unidos. Durante um ato golpista, uma apoiadora do presidente divulgou a nova teoria:
“Os caras estão mandando chuva aí… Harp, são poucos hoje os que não sabem o que são antenas Haarp, viu. O povo não é mais besta. A gente sabe que é antenas Haarp e que a chuva e esse tempo não é por causa de aquecimento global nem peido de vaca, são antenas Haarp” (sic).
Ao contrário do que diz a bolsonarista, o projeto Haarp, ou Programa de Investigação de Aurora Ativa de Alta Frequência, é um trabalho da Força Aérea dos Estados Unidos junto da Marinha e da Universidade do Alasca. O objetivo é “entender, simular e controlar os processos ionosféricos que poderiam mudar o funcionamento das comunicações e sistemas de vigilância”.
O sistema foi elaborado em 1993 para entender a atividade de transmissões de ondas de rádio na camada superior da atmosfera. O governo americano quer explorar as possibilidades de comunicação e navegação na ionosfera. O projeto teve fim em 2014.
Bolsonaristas e outros teóricos da conspiração acreditam que os Estados Unidos estão tentando manipular a baixa atmosfera terrestre, movimentar placas tectônicas, mudar a temperatura atmosférica e também o nível de radiação que passa pela camada de ozônio.