O que é “Janjapalooza”, evento do qual Lula participará antes do G20

Atualizado em 8 de novembro de 2024 às 11:54
Lula e Janja: a primeira-dama anunciou o festival em sua rede social nesta quinta-feira (7). Foto: reprodução

O presidente Lula (PT) deve marcar presença no Festival Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que acontecerá de 14 a 16 de novembro no Rio de Janeiro. O evento, organizado pela primeira-dama Janja da Silva em parceria com o Ministério da Cultura, contará com shows gratuitos na Praça Mauá, na Zona Portuária, e vem sendo apelidado de “Janjapalooza”.

A expectativa é de que Lula participe do festival no dia 16, ocasião em que também estará presente no encerramento do G20 Social, um evento voltado à sociedade e que antecederá a cúpula dos líderes do G20, programada para os dias 18 e 19 de novembro. A data exata da chegada de Lula ao Rio ainda está pendente de confirmação, conforme informações de fontes do Planalto.

Janja anunciou o festival em suas redes sociais na última quinta-feira (7), destacando seu papel como porta-voz da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, uma iniciativa da presidência brasileira para o G20.

Em vídeo, ela declarou: “Olha só, estou passando aqui porque eu estou muito feliz que finalmente me deixaram contar. Dias 14, 15 e 16, lá no Rio de Janeiro, no Boulevard Olímpico, ali do ladinho do Museu do Amanhã, vai acontecer o Festival Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Esse é o momento da gente celebrar a arte e a cultura como um poder transformador de combate à fome e à pobreza no mundo.”

De acordo com o Ministério da Cultura, o festival é inspirado em grandes concertos internacionais como o Live Aid de 1985 e o Free Nelson Mandela Concert de 1988, ambos realizados em Londres, Inglaterra.

Entre os artistas confirmados para o evento estão Diogo Nogueira, Larissa Luz, Mateus Aleluia, Nova Orquestra, Jovem Dionísio, Rachel Reis, Jota.Pê, Afrocidade, Marcelle Motta, Kleber Lucas, Jaloo e Aguidavi do Jêje. Outras atrações serão divulgadas nos próximos dias.