Nos últimos dias, basta deslizar o dedo na tela do TikTok para, de imediato, deparar-se com uma transmissão ao vivo de NPCs. Essa é uma das tendências mais recentes na plataforma de vídeos curtos, em meio às dezenas que surgem mensalmente, e que transcendeu os limites da rede social, suscitando curiosidade sobre qual é, afinal, a proposta desse tipo de conteúdo.
A sigla NPC, originária do universo dos jogos, denota “Non Playable Character” (ou “personagem não jogável”, em tradução direta). Em outras palavras, trata-se daqueles personagens que aparecem nos jogos durante a narrativa, mas não podem ser controlados pelo jogador.
Eles podem permanecer imóveis ou em movimento, desempenhando o papel de elementos do cenário do jogo, ou serem mais ativos na trama, como conceder missões, fornecer dicas ou vender itens, por exemplo.
Uma característica marcante desses personagens, na maioria dos jogos, é a repetição constante de frases ou ações, especialmente quando o jogador não interage com eles ou não emite comandos específicos para o personagem sob seu controle em relação aos NPCs.
Assim, nas transmissões ao vivo do TikTok, os criadores de conteúdo imitam esses comportamentos repetitivos e recitam frases prontas várias vezes. Isso assemelha-se a uma forma de cosplay, onde os fãs se vestem como seus personagens favoritos.
Contudo, nas lives do TikTok, especialmente após sua recente popularização, o foco não está tanto na caracterização física (como peruca, roupas ou maquiagem), mas sim na reprodução do estereótipo dos NPCs dos jogos.
O público interage entusiasticamente, e o criador de conteúdo, por sua vez, responde às interações mencionando os nomes dos usuários, sempre seguindo o comportamento característico de um NPC.
https://twitter.com/D_ukinho/status/1701029789371355330