O que se sabe sobre o atentado que matou pelo menos 40 pessoas na Rússia

Atualizado em 22 de março de 2024 às 18:43
Incêndio consome o centro comercial Crocus City Hall, em Krasnogorsk. Foto: Sergei VEDYASHKIN / Moskva News Agency

Um ataque armado ocorreu nesta sexta-feira (22) em uma sala de concertos dentro de um shopping nas proximidades de Moscou, Rússia, resultando em mortes e ferimentos, conforme relatado pela imprensa local.

Segundo o FSB (serviço russo de segurança), pelo menos 40 pessoas perderam suas vidas, enquanto mais de 100 ficaram feridas durante o ataque armado.

De acordo com informações preliminares, um grupo de pelo menos três indivíduos armados e vestindo uniformes táticos abriu fogo na sala de concertos, surpreendendo os frequentadores do local que aguardavam para uma apresentação.

Após o ataque, um incêndio de grandes proporções irrompeu no edifício, adicionando mais caos à situação já desesperadora. Autoridades envolvidas no resgate relatam que cerca de 100 pessoas foram resgatadas do topo do centro comercial, enquanto há ainda outras presas no teto do prédio, aguardando socorro.

Incêndio consome o centro comercial Crocus City Hall, nos arredores de Moscou. Foto: Divulgação

Imagens obtidas pela agência de notícias Reuters mostram o salão em Krasnogorsk, subúrbio de Moscou, envolto em chamas e fumaça, evidenciando a gravidade do incidente. O governo russo classificou o ocorrido como um “ataque terrorista”, desencadeando uma resposta imediata das forças policiais e de bombeiros, que agora estão no local para lidar com a situação.

O prefeito de Moscou, Sergey Sobyanin, expressou sua consternação, descrevendo o ataque como uma “terrível tragédia”, enquanto o Ministério das Relações Exteriores da Rússia o rotulou como “um ataque terrorista sangrento”.

Há relatos sugerindo que ao menos um dos atiradores possa ter escapado e esteja atualmente sendo procurado pelas autoridades. O incêndio se espalhou rapidamente pelo telhado e fachada do shopping, com fumaça e chamas visíveis ao longe, criando uma cena de destruição no horizonte de Krasnogorsk.

Informações indicam que parte do telhado próximo ao teatro desabou e que explosões danificaram o vidro dos últimos andares da estrutura. Suspeita-se que muitas pessoas tenham tentado fugir dos agressores, algumas buscando abrigo no porão e outras buscando refúgio no telhado.

Apesar da situação, um assessor do presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, foi rápido em afirmar que a Ucrânia não tem nenhuma ligação com o incidente, reforçando essa posição em um post no Telegram.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link