O que se sabe sobre queda de avião com 61 pessoas em Vinhedo (SP)

Atualizado em 9 de agosto de 2024 às 17:38
Avião caído em Vinhedo. Foto: Claudia Vitorino

No início da tarde desta sexta-feira (9), um avião com 57 passageiros e 4 tripulantes caiu em Vinhedo, no interior de São Paulo. Segundo a prefeitura da cidade, não há sobreviventes. A aeronave pertencia à Voepass, antiga Passaredo.

A queda ocorreu por volta das 13h28, na rua João Edueta, na altura do número 2.500, nas proximidades da rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324). A Prefeitura de Vinhedo afirmou que o local do acidente pertence ao condomínio residencial Recando Florido.

De acordo com a GloboNews, a aeronave teria estolado durante o voo. Esse é um termo para explicar quando o avião atinge sua velocidade máxima em uma altura que não lhe permite ficar no ar.

Embora as entidades oficiais não confirmem, há a especulação de que o gelo acumulado nas nuvens, criado pela onda de frio que chegou em São Paulo, tenha causado o acidente.

Geada registrada na região do acidente. Foto: reprodução

Segundo a Flightradar, que monitora o percurso de aeronaves em todo o mundo, o avião fez uma curva brusca antes de cair 4 mil metros de altura em apenas 1 minuto.

Segundo a EPTV, a Polícia Militar confirmou o recebimento do chamado e a imediata mobilização de equipes para o local do acidente.

A aeronave envolvida no acidente é um ATR-72, um modelo turboélice utilizado para voos regionais, com capacidade para transportar até 68 passageiros, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O avião havia partido de Cascavel, no Paraná, com destino ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo.

As autoridades de Vinhedo já prepararam hospitais da região para o recebimento de possíveis sobreviventes. Em um vídeo publicado nas redes sociais, é possível ver pessoas se aproximando do local. “Cuidado para não explodir”, alerta um homem a outros transeuntes que se aproximavam do avião.

Em nota, a Força Aérea Brasileira (FAB) informou que “por meio do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), foi acionada para atuar na ocorrência da queda da aeronave da Passaredo, de matrícula PTB 2283”.

Já a Voepass disponibilizou o telefone 0800 9419712 como um canal para atendimento 24 horas de familiares dos passageiros e funcionários da companhia.

“A Voepass acionou todos os meios para apoiar os envolvidos. Não há ainda confirmação de como ocorreu o acidente e nem da situação atual das pessoas que estavam a bordo”, afirmou em nota.

Há 11 dias, o youtuber Estevam, do canal “Estevam Pelo Mundo”, publicou um vídeo contando a experiência de viajar em um avião ATR-72, o mesmo modelo do avião caído, da Voepass. “O perigo de voar no ATR-72 da Voepass”, diz o título do vídeo ainda no YouTube. Veja: 

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link