“Oba-oba”: Renan Filho detona trabalho de Tarcísio durante o governo Bolsonaro

Atualizado em 11 de janeiro de 2024 às 13:32
O ministro dos Transportes, Renan Filho. Foto: Reprodução

O ministro dos Transportes, Renan Filho, detonou Tarcísio de Freitas (Republicanos), atual governador de São Paulo, por seu trabalho no Ministério da Infraestrutura durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo ele, seu antecessor escondia dados oficiais para criar uma imagem de realizador de obras.

O Ministério da Infraestrutura, que era uma só pasta durante o governo Bolsonaro, foi desmembrada em duas: dos Transportes e dos Portos e Aeroportos. Segundo Renan, sob sua gestão, 2023 fechou com 67% das estradas em boas condições, taxa que era de 52% na gestão Tarcísio.

Ele ainda cita que a pasta teve um aumento de investimentos após a saída de Tarcísio. Segundo o ministro dos Transportes, só sua pasta gastou R$ 14,5 bilhões no ano passado, enquanto a Infraestrutura usou somente R$ 8,1 milhões em 2022, último ano de Tarcísio.

Tarcísio de Freitas foi ministro da Infraestrutura do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Alan Santos/PR

Renan ainda apontou que houve uma queda contínua de investimentos durante o governo Bolsonaro e afirmou que isso causou uma deterioração da infraestrutura viária brasileira. Ele não citou nominalmente o governador de São Paulo, mas afirmou que a gestão anterior se especializou em fazer “oba-oba”.

“Ele vinha investindo sucessivamente menos recursos e fazendo um oba-oba pontual. Dá para criar versão, dizer que a infraestrutura está melhorando com o indicativo do próprio DNIT [Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes] dizendo o contrário”, aponta o ministro.

Segundo ele, a pasta de Tarcísio tentava refutar estudos da CNT (Confederação Nacional de Transportes) e escondia informações de relatórios do DNIT. A assessoria do governador de São Paulo afirmou que ele não vai comentar sobre as críticas.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link