Obras públicas da Bahia terão monitoramento digital de última geração

Atualizado em 8 de agosto de 2023 às 8:09
Lançamento do projeto de consultoria especializada. Fotos: Mateus Pereira/GOVBA

Projetos de engenharia civil e obras públicas tocadas pelo governo estadual vão conter a tecnologia BIM (Building Information Modeling), uma metodologia digital voltada para facilitar processos de construção. A ação é resultado de uma parceria entre a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder) e o Senai Cimatec, com o objetivo de obter mais agilidade, eficiência e economia em projetos de obras públicas. A Bahia tornou-se o primeiro estado brasileiro a adotar o BIM institucionalmente.

Em tradução livre, BIM quer dizer Modelagem da Informação da Construção. A implementação da metodologia acontecerá ao longo de 12 meses junto aos servidores da Conder. A capacitação será realizada em estágios segmentados, e haverá também um momento para estruturar os documentos já existentes aos novos padrões.

Considerado o futuro do setor construtivo, o BIM facilita a criação de um ambiente colaborativo em todas as fases do empreendimento, podendo ser complementado por todos que participam do desenvolvimento do projeto, com menos erros e melhor uso dos recursos. Isso facilitará a troca de informações, correções e adaptações em qualquer estágio do projeto ou da execução, em tempo real e integrado, com a força do trabalho colaborativo, com redução de tempo recursos.

Com informações da Secom/BA

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link