sextou e sujou, mas veio o povo e limpou#OleoNoNordeste
Cadê o Plano de Contingência @rsallesmma? pic.twitter.com/i2r8QyAauY— ClimaInfo (@ClimaInfoNews) October 18, 2019
Correram o mundo as imagens dos heróis que foram para as praias nordestinas retirar o óleo derramado por barris com a logomarca da Shell.
Gente forte e de caráter que arregaçou as mangas e foi à luta pela sobrevivência.
Não vai sair de graça para um governo ecocida, corrupto, incompetente e leniente, diretamente responsável por uma tragédia ambiental.
Como disse o Delegado Waldir, Bolsonaro é um “vagabundo”. A definição se estende para quem se pendura no chefe.
As manchas de óleo que começaram a aparecer em setembro estão em nove estados, destruindo flora e fauna e comprometendo o sustento de 140 mil profissionais da pesca.
O ministro Ricardo Salles passeia de helicóptero para lá e para cá, fazendo fotos e vídeos e simulando trabalho e conhecimento do ofício.
Em abril, Bolsonaro extinguiu dois comitês ligados ao plano de ação contra vazamentos desse gênero.
A ideia é reduzir proteção e estimular exploração irresponsável, como na Amazônia.
Assim como ocorreu na floresta, essa gente só passou a se mexer após o escândalo internacional.
Enquanto um bando de políticos come, bebe e se espanca nas redes sociais, a população se armou de ancinhos, baldes, redes, barcos e o que mais estivesse à mão.
As imagens de tartarugas mortas, crianças nadando em manchas e paraísos conspurcados é fatal também para o turismo.
Os moradores de Tamandaré, em Pernambuco, limparam a areia e a água na raça.
Salvador ganhou o grupo Guardiões do Litoral, que começou com cinco amigos surfistas e hoje inclui centenas de pessoas corajosas e abnegadas em mutirões.
Eis os verdadeiros voluntários da pátria, não aquela escumalha que se elegeu arrotando amor pelo Brasil e hoje se engalfinha por dinheiro no PSL, se xingando para continuar estuprando os brasileiros.
Mais uma vez os nordestinos salvam a nação. Os vídeos que viralizaram são de um resgate moral.
A hora dessa malta está chegando e ela será varrida como a sujeira que invadiu nossa costa — com força, inteligência, indignação e vontade.
Essa cena reflete a ineficácia do governo em trazer soluções efetivas pra impedir que o petróleo avance, no litoral nordestino.
O povo que precisa do mar. O pescador arriscando a saúde, para conter o petróleo. pic.twitter.com/Jht6dfvArU
— Leandro Barbosa (@Barbosa_Leandro) October 19, 2019
vocês têm noção disso??? olha o tamanho desse óleo, imagina quantos animais marinhos estão sendo mortos por causa desse óleo…
ninguém faz NADA, tem tantas pessoas quietas sobre isso, é pq é no nordeste?? só vão se importar quando for no leblon/ipanema? pic.twitter.com/b9eYmcbcCJ— cauã (@breawkup) October 18, 2019
Revoltante! Uma tartaruga atingida por óleo foi encontrada nesta quarta-feira (16), na Praia de São Bento, em Maragogi, no Litoral Norte de Alagoas. pic.twitter.com/RukdSuiFsX
— Mídia NINJA (@MidiaNINJA) October 19, 2019